A Tuna

A Tuna Médica de Lisboa (TML) nasceu através do esforço conjugado de estudantes das duas faculdades de medicina de Lisboa, a Faculdade de Medicina da U.L. (FML) e a Faculdade de Ciências Médicas da U.N.L. (FCM-NOVA). Foi, deste modo, criado um precedente que permitiu amenizar antigas rivalidades. Actualmente, é um dos símbolos mais marcantes da tradição académica das duas faculdades.

O início da vida artística/boémia desta formação, com uma miscelânea de vozes masculinas e femininas, deu-se a 6 de Dezembro de 1995, nas instalações da FCM-NOVA e o primeiro ensaio na Faculdade de Medicina. Desde aí, muito mudou na vida da TML, dentro e fora do mundo académico. Passeámos por Portugal continental, ilhas e esse grande país que é o Estrangeiro. Constatámos que as miúdas portuguesas são realmente as mais belas e os rapazes os mais bonitos, vá.

A TML, com mais de 18 anos de idade, participou em muitos festivais e encontros de tunas, criando grandes amizades no mundo tunante, espalhando a música e a cultura portuguesa.

A TML tem participado em diversos programas de televisão, aberturas e encerramentos de Congressos Médicos, variadas festas populares, feiras temáticas, espectáculos de beneficência, diversas edições do Natal dos Hospitais, tendo ido já às ilhas dos Açores e também à Suiça, entre muitos outros locais.

Inserido nas comemorações do seu X Aniversário, a TML associou-se ao musical “A Canção de Lisboa” de Felipe La Feria e realizou uma actuação memorável no Teatro Politeama.

Todos os anos, muitos Tunos trocam a sua negra capa pela imaculada bata, mas a paixão pela Música e pela vida tunante que nos une faz com que a TML, geração após geração, continue a espalhar pelo país e além fronteiras a alegria e boa disposição em palco que, juntamente com toda a animação e vivacidade fora de palco, se tornam o apanágio desta Tuna.

 

Actuações: